Por que tantas pessoas assistem a reality shows?

Por que as chamadas novelas da vida real prendem tanto as pessoas à tela? Que segredo terá este conceito para que reality shows como o BBB sejam tão populares?

Bem, na verdade, o conceito colocar muitas vezes nas mãos dos telespectadores as decisões que irão decorrer na casa é bastante apetecível. Você se sente no poder e, além disso, você sente que faz parte do jogo. Mas, tem de existir algo mais para tanto sucesso. Vamos tentar descobrir o quê.

Fonte Pexels

Formato no ar há mais de duas décadas

A TV Globo encontrou há mais de duas décadas um formato de sucesso – o BBB. Passou por diversas alterações, mas o conceito base sempre permaneceu o mesmo, concorrentes fechados em uma casa, com a possibilidade dos telespetadores assistirem a tudo 24 horas.

Este sucesso nacional, é na verdade objeto de estudo, principalmente se comparado com versões internacionais que foram perdendo audiências ao longo das edições.

Já o BBB se mantêm no pódio, saltando inclusive para as plataformas de apostas online, que oferecem a possibilidade de apostar no BBB, oferecendo assim o diferencial de você poder ganhar dinheiro com o seu palpite.

Mas, não será apenas a possibilidade de poder apostar no BBB que faz deste formato um sucesso, no fundo o que está em causa é a criação de uma ligação de empatia com os participantes, porque os telespetadores se identificam com determinado concorrente e criam afinidade ao nível de uma quase amizade virtual.

Key Alves e Gustavo no BBB 2023
Gustavo e Key Alves colocam um ponto final no romance após o BBB 2023 (Imagem: Reprodução / Globo)

Existe uma projeção nos participantes

Claro que a exposição a pessoas “normais”, as chamadas gente como a gente dá aquele gostinho de voyerismo.

Afinal, todos nós temos um certo fascínio e curiosidade para saber o que o nosso vizinho pode estar fazendo dentro de sua casa.

O BBB oferece isso mesmo, a possibilidade de você espreitar a vida de pessoas normais, no seu dia-a-dia, ainda que num ambiente condicionado, pois estas estão fechadas em uma casa com estranhos.

O que acaba por acontecendo após esse sentimento de voyeurismo é que as pessoas se projetam nos seus concorrentes preferidos e se começam a questionar, “e se fosse eu naquele lugar, naquela situação?

Como será que eu reagiria?”. Já no caso das edições com famosos, as pessoas além de se poderem projetar porque entendem que aquele famoso é no fundo uma pessoa igual às outras, têm aqui a oportunidade de assistir ao seu ídolo de uma forma mais crua. E isso cria um maior sentido de aproximação e empatia.

Quem é o público dos BBB

De acordo com os estudos, a maioria da audiência deste formato é composta por mulheres, com mais de metade dos homens a garantir não serem fãs do formato (mas, a verdade é que todo o mundo sabe o que está acontecendo em cada edição do BBB).

O interesse do público também vai variando de acordo com os assuntos abordados e as polêmicas instaladas. Afinal quem não adora uma boa confusão, não é mesmo?

Talvez o segredo para tanto sucesso continue a ser segredo, ou talvez o brasileiro tenha o gene BBB. O que é certo é que este é um formato que continua vencedor por terras de Vera Cruz.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS